Dia de reconhecimento às empresas que respeitam população LGBT

PridePara marcar o 17 de maio, Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, serão concedidos hoje o “Selo Compromisso com a Diversidade” para empresas e instituições que respeitam a população LGBT de Campinas e o título “Cidadania LGBT” para pessoas físicas ou jurídicas e representantes do poder público que apoiam e têm contribuído para a manutenção dos Direitos Humanos desse segmento da população.

A solenidade será nesta quinta-feira, às 19 horas, na Unidade II da Esamc, na Avenida Doutor Manoel Afonso Ferreira, 245, Jardim Paraíso. O selo será entregue pelo Centro de Referência LGBT (CR) da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos e pela  Associação da Parada e Apoio LGBT (APALGBT).

De acordo com os organizadores do evento, a ideia é criar um momento de divulgação e valorização das atividades e espaçosque cooperam para a consolidação do respeito à diversidade, e estimular as práticas socialmente responsáveis neste sentido.

A indicação das empresas e dos cidadãos é feita pelos associados da APALGBT e pelos usuários do CR, ou ainda pelas redes sociais da Associação. A comissão que faz o processo de avaliação dos indicados é composta por membros da Associação e do Centro de Referência. Quando preenchem os critérios básicos, o empresário, profissional, representante de órgão público ou instituição assina um termo de compromisso elaborado pela comissão. Dentre os critérios avaliados estão o respeito ao nome social, à orientação sexual e identidade de gênero e, ainda, a contratação de LGBTs.

A coordenadora do CR LGBT, Valdirene dos Santos, conta que algumas dessas empresas hoje agraciadas com o Selo, já passaram por capacitação no CR. “O principal objetivo do Selo Compromisso com a Diversidade é valorizar quem realiza um bom trabalho e atende bem a população LGBT. Assim, caso precisem de serviços profissionais, de psicólogos ou advogados, por exemplo,  eles têm a quem procurar”, comentou.

Em 2017, dois profissionais, Bárbara Dalcanale Menêses e Maria Angelica Soares receberam o título de Cidadania LGBT. Três instituições e cinco empresas foram certificadas com o Selo da Diversidade e terão a renovação da certificação neste ano: APEOESP, ESAMC e SMASDH; Bar Presta Atenção,

Em 2018 serão certificadas: Bressani Advogados e Associados, Casa Sem Preconceito, Clube Subway Campinas, Contline Assessoria e Consultoria Contábil, Instituto Diotima, LFG Campinas, Motiva Contact Center, Oscip Terra das Andorinhas, Pizzaria Capricho, Via Varejo S/A – Controladora da Casas Bahia e Ponto Frio, Zabala & Oliveira Advogados e os psicólogos Leandro Medeiros e Wellington Martins.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s