Órgão da ONU prospecta projetos ambientais para financiar em Campinas

ONU
Comitiva posa para foto durante visita ao Parque Portugal | Crédito: Arquivo PMC

Uma comitiva do Pnuma (braço da Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente) esteve em Campinas para conhecer projetos ambientais e de sustentabilidade em desenvolvimento no município. O grupo foi recebido pelo vice-prefeito, Henrique Magalhães Teixeira; e por técnicos da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), e da Secretaria de Serviços Públicos, responsáveis por apresentar as ações na área.

O Pnuma está prospectando cidades no Brasil para financiamento de iniciativas ambientais e de sustentabilidade e Campinas está entre as cidades escolhidas.

Entre os locais que receberam a visita técnica da comitiva estão as ciclovias implantadas nas avenidas Norte/Sul e Theodureto de Almeida Camargo; Parque Portugal; Bosque dos Jequitibás e Parque Ecológico Dom Bosco (bairro Vida Nova). O trajeto foi feito em ônibus elétrico fornecido por uma empresa chinesa instalada no município, especializada em produção de energia limpa (painéis solares e ônibus elétricos).

Foram apresentados também os planos municipais de Sanemanto Básico, Recursos Hídricos, Educação Ambiental e do Verde; além das ações para a proteção animal, Casa da Sustentabilidade (2016 – concurso nacional de arquitetura sustentável lançado pela SVDS), e o LAO – Licenciamento Ambiental On-Line.

O Pnuma é uma das agências implementadoras do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF – Global Environmenl Facility) e esta foi uma grande oportunidade para pleitearmos recursos internacionais para nossos projetos já desenvolvidos ou em planejamento”, disse o secretário da SVDS, Rogério Menezes. Os temas centrais da ONU para este ano são mobilidade urbana, construção sustentável e ecossistema de fundos.

O GEF é um dos maiores financiadores de projetos ambientais no mundo. A iniciativa de cooperação internacional reúne hoje 183 países e trabalha com instituições internacionais, organizações da sociedade civil e o setor privado. O Fundo já destinou mais de us$ 13 bilhões para cerca de quatro mil projetos em mais de 150 países, incluindo o Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s