O que é a dose fracionada da vacina contra febre amarela?

73bf0ca9-ced3-4d90-a927-ed9631f8dbdd
Gabriel Jabur/Agência Brasília

Certamente você ouviu dizer que a vacina contra a febre amarela será distribuída de forma fracionada. Ficou com medo? Pois bem, segundo os médicos, a população pode ficar tranquila. O fracionamento da dose segue os padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS) e, com a medida, uma dose padrão poderá vacinar até cinco pessoas.

Estudos laboratoriais atestam a eficácia da vacina por, no mínimo, oito anos. Essa é uma estratégia emergencial, claro, mas não é preciso entrar em pânico. Até agora os estudos mostraram que a proteção da dose fracionada, de 0,1 ml, é a mesma da dose padrão, de 0,5 ml. A primeira protege a pessoa por até oito anos, e a segunda, pela vida toda.

A garantia é dada diretamente pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Biomanguinhos/Fiocruz), única instituição autorizada a fabricar e distribuir doses fracionadas. A Biomanguinhos fez um estudo com 315 pessoas e concluiu que, passados oito anos desde que foram vacinadas com a dose de 0,1ml, elas ainda tinham anticorpos contra febre amarela no organismo.

De forma emergencial, municípios do Rio de Janeiro, da Bahia e de São Paulo vão receber nova campanha de vacinação. Você já é vacinado? Não? Então, corre!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s