Vereadores aprovam Plano Diretor em 1ª votação

image_largeA Câmara Municipal de Campinas aprovou esta semana, em primeira votação, o Plano Diretor estratégico de Campinas (PDE), que determina as prioridades e metas de Campinas em planejamento e crescimento para os próximos dez anos.

O Plano recebeu mais de 50 emendas aprovadas, a maioria delas – 40 – apresentada em conjunto pelo presidente da Câmara, vereador Rafa Zimbaldi (PP) , o líder de governo Marcos Bernardelli (PSDB) e os presidentes das Comissões Permanentes de Constituição e Legalidade (Luiz Henrique Cirillo-PSDB), Meio Ambiente (Luiz Carlos Rossini-PV), Transporte e Mobilidade Urbana (Jorge Schneider-PTB), Política Urbana (Zé Carlos-PSB), Assuntos da RMC (Campos Filho-DEM) e Finanças e Orçamento (Vinicius Gratti-PSB).

“Estas emendas foram apresentadas em conjunto justamente porque são fruto das observações feitas pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU) e de sugestões dos munícipes apresentadas tanto nas seis audiências públicas que a Casa realizou quanto enviadas pela Internet, por meio da página do site da Câmara dedicada ao PDE. Ficamos muito satisfeitos com esse resultado, pois ele comprova que a discussão democrática que o Legislativo promoveu, de maneira inédita, trouxe resultados efetivos”, pontua Rafa Zimbaldi.

Além das emendas conjuntas aprovadas, e de uma subemenda assinada também pelo mesmo grupo parlamentar, foram aprovadas outras doze emendas do Executivo. Já outras 15 emendas foram rejeitadas pela Comissão de Legalidade e arquivadas – destas oito eram de autoria de Pedro Tourinho (PT), uma de Nelson Hossri (Podemos), quatro de Gustavo Petta (PC do B), quatro de Carlão do PT e  uma de Mariana Conti (PSOL). Ou seja, ao todo, um total de 75 emendas foi apresentado, com 57 aprovadas e 18 rejeitadas.

Vale lembrar que, seguindo o rito legal do PDE, as emendas só podem ser apresentadas e votadas na data da 1ª análise, ou seja, a partir deste momento cabe à Casa realizar a segunda votação apenas sobe o Plano e as emendas e subemenda aprovadas  hoje. Por esta razão, inclusive, o campo de envio de sugestões ao plano no site da Câmara foi desativado nesta segunda. A segunda – e definitiva – votação do Projeto de Lei Complementar nº 57/17, que estabelece o  Plano Diretor Estratégico, está prevista para ocorrer na próxima segunda-feira (11) .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s