Vereadores determinam que agências bancárias devem ter escaner corporal. Prefeito pode vetar.

SCANNER CORPORALAs agências bancárias de Campinas serão obrigadas a escaner corporal na entrada de seus prédios, em substituição aos detectores de metal. É o que determina o projeto de lei do vereador Cidão Santos (PROS), aprovado, em segunda discussão, na noite desta quarta-feira (29).

A proposta segue para sanção ou veto do prefeito Jonas Donizette (PSB) e se for sancionada, as agências terão o prazo de 180 dias, após a publicação, para se adequarem à lei.

Semelhante aos utilizados em alguns aeroportos e presídios, o aparelho mostra o corpo de quem passa por ele e revela todos os detalhes e objetos que estejam escondidos na roupa ou no corpo do visitante. Segundo o projeto de lei, os aparelhos  deverão funcionar com captação de radiação não ionizante e gerada naturalmente pelo corpo humano, sendo vedada a utilização de equipamentos de raio X.

A medida, garante o vereador, visa evitar constrangimentos dos usuários que muitas vezes são barrados nas pelos detectores de metal na entrada das agências bancárias.

“Os equipamentos de detectores de metais já contam com mais de 15 anos de existência e têm causado transtornos ao público em geral sem garantir, contudo, a segurança dos consumidores e do estabelecimento bancário”, afirmou.

Hoje há tecnologias mais avançadas e com preço acessível, que podem bem substituir os já envelhecidos e obsoletos equipamentos detectores de metais”, acrescentou Cidão.

Após o prazo previsto para a adequação, as agências que não cumprirem a medida serão advertidos na primeira autuação e terão 30 dias para instalar o aparelho de escaneamento corporal. Na segunda autuação a multa é de 5 mil Unidades Fiscais de Campinas (Ufics), equivalente a R$ 15,5 mil. Se dentro de um mês a agência não regularizar a situação receberá nova multa de 1 mil Ufics – R$ 3,1 mil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s