Papa Francisco prega perdão em sua primeira missa pública em Mianmar

O Papa Francisco pediu aos moradores que sofrem há muito tempo de Mianmar para resistirem à tentação de se vingar da dor que sofreram, pregando uma mensagem de perdão nesta quarta-feira ( 29) a uma grande multidão em sua primeira missa pública em uma nação predominantemente budista.

papa Francisco

Cerca de 150 mil pessoas participaram da missa e os católicos tiveram que se candidatar  em suas igrejas para conseguirem um local no parque onde foi realizada a celebração.

Hoje, a comunidade católica em Mianmar chega a 660 mil pessoas, ou pouco mais de 1% da população de cerca de 52 milhões. Em sua homilia, Francisco referiu-se ao sofrimento que os grupos étnicos e religiosos de Myanmar sofreram, uma referência às décadas de conflitos entre as minorias étnicas e os militares que continuam a ocupar hoje algumas partes do país.

Myanmar emergiu recentemente de quase meio século de ditadura militar, mas as minorias, incluindo os Kachins, ainda estão sujeitas a discriminação e outras formas de violência.
“Eu sei que muitos em Myanmar sofrem feridas de violência, feridas visíveis e invisíveis”, disse Francisco à multidão em italiano que foi traduzida para birmanes. Embora ele tenha dito a tentação de responder com vingança, ele pediu uma resposta de ” perdão e compaixão “.

“O caminho da vingança não é o caminho de Jesus”, disse ele, falando de um altar erguido em um palco tradicional de estilo budista.

 

 

Ainda nesta quarta-feira, Francisco deve se encontrar com a liderança budista de Mianmar e depois falar com os bispos católicos do país. Ele celebra uma missa para jovens na quinta-feira e depois vai para Bangladesh para a segunda etapa de sua turnê da Ásia do Sul.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s