Inadimplência pode comprometer o Natal

anache1
Professor Marcelo Anache

A inadimplência terá consequências negativas sobre o consumo no Natal. A avaliação é do professor de economia da Faculdade Presbiteriana Mackenzie, Marcelo Anache.

A avaliação tomou como base os dados divulgados pelo Serasa Experian de outubro, que registrou mais de 61 milhões de consumidores inadimplentes, ou seja, com contas em atraso há mais de 90 dias, o que representa o maior contingente da série histórica iniciada há cinco anos.

De acordo com a instituição, esse número é 4,45% maior do que o registrado em outubro do ano passado.

“São mais de 60 milhões de pessoas com contas em atraso que vão repensar antes de realizar uma nova compra no Natal. Com certeza, o que mais pesou nisso foi o desemprego. Acreditamos que a entrada do 13º salário alivie um pouco essa situação, mas muitas pessoas usarão esse dinheiro para abater as dívidas”, analisa o professor.

Lembrancinhas personalizadas

É por conta das dívidas, que a doméstica Lourdes Souza decidiu que este Natal será o das lembrancinhas personalizadas. Há dois meses ela já começou a fabricar as caixinhas de madeira que presenteará parentes e alguns amigos.

“Sempre gostei de Natal e sempre me esforcei para dar presentes a todos. Este ano, com o marido desempregado e as dívidas acumuladas, decidi que iria fabricar meus próprios presentes e comecei a investir nas caixas de madeiras. Algumas eu vou até vender para aumentar o orçamento”, contou.

O empreendedorismo foi também o caminho escolhido por Rita Fagundes, que decidiu apostar em bolos caseiros.

“Esta é uma época do ano em que os gastos aumentam. Não só pelo Natal, mas porque em Janeiro pagamos as contas como IPTU, material escolar, uniforme. Os bolos estão sendo minha salvação”, explicou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s