Conexão Campinas-Rio

RJFeriado chegando e a nossa primeira conexão será entre Campinas e Rio de Janeiro. Por motivos óbvios escolhi minha cidade natal para listar algumas dicas para quem quiser curtir os dias 14, 15 e 16 de abril por lá.

Dica 1: ao chegar na rodoviária ou aeroporto, não caia no conto do primeiro taxista que oferecer corrida. Você até pode ouvir, mas não aceite fechar a corrida no tiro, como eles falam. Vá sempre pelo taxímetro. Hoje em dia, com o waze e outros apps, fica fácil saber qual o melhor trajeto. Não se deixe enganar pelos expertinhos (rs).

Dica 2: Vá à praia!! Parece ridículo sugerir, mas muitas pessoas acabam não tomando banho no mar. Vá!! Faça uma aula de standup paddle na praia de Copacabana. Parece difícil, mas em cinco minutos a gente aprende a se equilibrar na prancha. Depois, beba uma água de coco e relaxe. Você vai renovar suas energias.

colomboDica 3: Tome café da manhã na Confeitaria Colombo. Você tem duas opções: a do centro do Rio, a mais antiga e tradicional inaugurada em 1894,  com belos espelhos, lustres e afins da decoração art nouveau, ou a que fica no Forte de Copacabana. Esta última vale pela vista maravilhosa, claro.

Dica 4: Se quiser sentir mais o clima da montanha, deixe para tomar café da manhã no Parque Lage. O cenário é encantador, a comida é boa e o passeio é garantia certa de boas fotos. Outra opção é tomar café da manhã em alguns hotéis. Sai um pouco mais caro, mas a vista recompensa. O que mais gosto é do Sheraton da Avenida Niemeyer.

 Dica 5: Saindo de um destes cafés da manhã, aproveite a proximidade e vá até a Lagoa Rodrigo de Freitas e dê uma volta. Vale até andar de pedalinho. Sim, eu sei que temos pedalinho na Lagoa do Taquaral, mas, acredite, será uma experiência diferente.

Dica 6: Aproveite que está na Lagoa, alugue uma bicicleta e pedale pela orla da cidade. É possível ir até o Pão de Açúcar. Chegando lá, devolva a bike em uma estação próxima e pegue o bondinho.  A vista é muito bonita. Compre um sorvete, sente em um dos bancos e acompanhe o anoitecer.

Dica 7: Se quiser ir a um bom samba carioca, recomendarei 3 lugares – O RioScenarium (sexta ou sábado), na Lapa, o Samba Luzia (sexta), ao lado do Aeroporto Santos Dumont, e o Trapiche Gamboa (sábado), na Gamboa.

ilhafiscalDica 8: Faça um passeio na Ilha Fiscal, onde aconteceu o último baile do Império. A visitação acontece de terça a domingo, das 12h às 17h, na Av. Alfred Agache, s/n, Centro, próximo à Praça XV e os agendamentos para grupos podem ser feitos pelos telefones  (21) 2104-6992/ 2104-6721.

Dica 9: Assista o pôr do sol da praia de Ipanema. Se possível, caminhe até o Arpoador, é muito bonito.

RJDica 10: Saindo do Arpoador, vá andando até Copacabana. No meio do caminho, pare na T.T.Burger, ali na Rua Francisco Otaviano – 67, Arpoador. Vale a experiência. Além do hambúrguer ser muito bom, aproveite para experimentar o Catchup de goiabada. Parece estranho, mas o sabor é especial.

Dica 11: Vá ao Circo Voador. Esse templo da música fica em frente aos Arcos da Lapa e já foi cenário de muitos shows importantes. Forró, rock, funk. Tem pra todos os gostos. Confira a programação no site deles e divirta-se. Se puder, vá de táxi ou Uber. Além de poder beber sem se preocupar com a blitz da Lei Seca (São MUITAS no Rio e em vários pontos por noite), você não terá que gastar com estacionamento.

Dica 12: Se tiver com tempo sobrando, vale a pena passar na Barra da Tijuca. Além da praia, você pode ir a um dos muitos shoppings e restaurantes. Você vai perceber que o espaço urbano da Barra é bem diferente da Zona Sul ou Norte da cidade. Os prédios são bem mais altos e as avenidas mais largas. O bairro é conhecido como a Miami carioca, mas em um tom pejorativo, meio que tirando mesmo sarro das pessoas que ali moram. A maioria delas é emergente, ex-morador do subúrbio que, cruzou o túnel (como falamos) e passaram a achar que nasceram em berço de ouro.

cristoDica 13: Cristo Redentor!!! Você não pode deixar de ir até lá em cima. Eu, se fosse você, iria de trem. O passeio é encantador e a vista é de tirar o fôlego. Se você for católico, pode ainda rezar em uma capela lá em cima, que fica dentro da base do Cristo. Os mais aventureiros podem chegar no Cristo por trilha. Tem uma que sai lá do Parque Lage e dura 3 horas.

Dica 14: Faça trilhas!! Além desta citada acima, o Rio é uma cidade repleta de trilhas. Uma delas é bem especial e leve, qualquer pessoa consegue fazer. Ela fica no fim da Pista Claudio Coutinho, na Urca, e leva até o Morro da Urca. Há a opção de subir a pé e descer de bondinho. Nestes casos, é preciso comprar o tíquete de descida antes.

Dica 15: Esta última dica vale para a viagem inteira: em todos os lugares que for, fique atento. Cuidado com o celular, não use jóias. A cidade não é tão violenta quanto aparece nos jornais, mas não é um mar de tranquilidade. Longe isso, para dizer a verdade. Fique ligado que dará tudo certo. Aproveite  viagem!

#conexaocampinas #conexaoRJ #campinas #rj #feriado #pascoa #Lapa #Copacabana #Lagoa #Arpoador #TTBurger #samba #TrapicheGamboa #SambaLuzia #Confeiraria#Colombo #SUP #RioScenarium #turismo #viagem #turistando #feriadao #MorroDaUrca #CristoRedentor #CircoVoador #Sheraton

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s