Campinas-SP – minha aventura diária !

bla blaSão longos 100 km diários entre a minha casa, em Campinas, e meu emprego, em São Paulo. E muito trânsito, como vocês devem imaginar. Já são três anos percorrendo este trajeto e, claro, muitas histórias.

No primeiro ano eu viajava sozinha, de carro. Era bem solitário e chato e decidi tentar o ônibus fretado. Esta pode ser uma boa opção para muitos moradores, mas não para mim. Para começo de conversa, moro na região norte da cidade e era uma das primeiras a entrar no ônibus, às 5h25, e a última a descer, às 19h50. Bem, só pelos horários já dá para ter uma noção de que minha viagem era, na verdade, um calvário: sentada em um assento fixo, no corredor, levando bolsadas e mochiladas na cara a cada cinco minutos. Uma alegria, só que não.

Sem contar que eu sou o tipo de pessoa que não consigo dormir neste tipo de viagem e não consigo ler, fico enjoada. Ou seja, definitivamente, o serviço de fretado não é para minha pessoa. Voltei, então ao carro. Dessa vez, no entanto, passei a usar um app de carona chamado Blá Blá Car (foto das caronas que ofereci esta semana).  Para quem ainda não conhece, explico como o app funciona:

Quem pretende dar carona (como é o meu caso), precisa preencher um perfil detalhado, colocar dados da habilitação, documento do carro…. e tal. Depois de tudo checado e aprovado, o app nos libera para iniciar a publicação de viagens. Escolhermos o dia, hora, local e destino e o aplicativo calcula um valor que seria justo pela carona de acordo com a distância a ser percorrida. No meu caso, saindo da minha casa e chegando até o meu trabalho, no Campo Belo, o app calcula uma tarifa de R$ 20 para quem quiser vir de carona comigo. Como motorista, posso aumentar ou reduzir esta tarifa, mas eu nunca altero o valor.

Para a publicação da carona, há a opção de ofertar viagens apenas para mulheres, aceitando ou não animais ou fumantes.  No meu caso, só tenho restrições para animais e fumantes. Em seguida, podemos escolher se vamos aprovar manualmente cada pedido de carona ou se o pedido será aprovado automaticamente. Se o motorista optar por aprovar manualmente, cada vez que uma pessoa fizer o pedido de carona, ele poderá ir até o perfil e avaliar os comentários antes de decidir se dará ou não a carona.

Eu, que já sou uma usuária com nível de experiência classificado como “Embaixador” (o nível mais alto) e possuo 103 avaliações, com nota 4,9 de um total de 5 estrelas, acabo deixando a aprovação automática. Não tenho mais tempo ou paciência para ficar checando perfil de cada um e acabo confiando no app e no bom senso dos outros.

E aí, amigos, reside o problema, nem todo mundo que pega carona tem bom senso. É uma minoria, que fique bem claro, mas estas pessoas existem. Tem gente, por exemplo, que acredita estar usando UBER ou Táxi e quer ser pegado na porta de casa e deixado na porta do destino final. Sorry, mas não funciona assim, esta não é a proposta. Há também quem manda milhões de mensagens perguntando “Você vai mesmo?”; “Você pode me pegar aqui no lugar tal…”. Enfim, algo meio chato e que poderia ser evitado se a pessoa lesse a descrição da viagem trajeto e tal… Mas, como podem imaginar, já estou descolada, tenho até mesmo algumas caronas fixas e isso reduz bastante este inconveniente.

Certa vez dei carona para uma menina que, simplesmente, deitou no banco traseiro e dormiu!!!! Isso mesmo, parecia uma criança. Colocou até os pés no banco. Na boa, desnecessário dizer que não se faz isso no carro de uma pessoa desconhecida e os motivos são muitos: 1) Você não conhece a pessoa e não sabe se ela gostaria que você colocasse os pés no banco 2) É falta de educação 3) Você não conhece a pessoa e não sabe se ela é confiável, então, seja inteligente e não durma. Se eu fosse uma maluca qualquer, poderia ter levado esta pessoa inconveniente para qualquer lugar, acordá-la e pedir para sair do carro. Claro que eu jamais faria isso, mas não acho que dá para confiar em todo mundo.

Apesar deste e outros pequenos episódios com pessoas mau educadas, posso garantir que o app é uma excelente opção. Além de ajudar com os ELEVADOS custos com combustível e pedágios (R$ 32/dia), o Blá Blá Car é também uma forma de conhecer pessoas, fazer negócios e até mesmo amizade. Super indico!! E não apenas para viagens curtas. Já fui três vezes de carro para o Rio de Janeiro e ofertei caronas. Posso garantir que, mesmo para viagens longas, a experiência foi muito boa.

Nunca peguei carona, mas meu marido já usou o serviço e também gostou. Então, fica a dica para quem quer viajar com mais conforto, por um custo menor e ainda dar aquela força para o meio ambiente. Vamos dar carona!!!!

#carona #viagem #blablacar #campinas #sp #RJ #compartilhamento #economiacompartilhada #meioambiente

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s